segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Biblioteca Digital Mundial

O Site


A Biblioteca Digital Mundial possibilita descobrir, estudar e desfrutar de tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar, de diversas formas. Estes tesouros culturais incluem - mas não estão limitados a - manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos.

Os ítens da Biblioteca Digital Mundial podem ser facilmente pesquisados por lugar, período, tema, tipo de item e instituição contribuinte, ou podem ser localizados por uma pesquisa aberta, em vários idiomas. Características especiais incluem agrupamentos geográficos interativos, cronologia, sistema avançado de visualização de imagens, além de capacidades interpretativas. Descrições relacionadas aos ítens e entrevistas com curadores sobre os ítens apresentados fornecem informações adicionais.

Ferramentas de navegação e descrições de conteúdos são fornecidas em árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol. Muitos outros idiomas estão representados nos livros, manuscritos, mapas e fotografias reais e em outros materiais essenciais, que são fornecidos em seus idiomas originais.

A Biblioteca Digital Mundial foi desenvolvida por uma equipe da Biblioteca do Congresso dos EUA, com contribuições de instituições parceiras em muitos países, o apoio das Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); e o apoio financeiro de uma série de empresas e fundações privadas.

Missão


A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:

•Promover a compreensão internacional e intercultural;
•Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
•Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
•Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

Disponível em: http://www.wdl.org/pt/about
Acesso em: 26 out. 2009.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nota de Falecimento

É com extremo pesar que as diretorias da Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi comunicam o falecimento de Nayara Lourdes de Sousa Figueiredo, aluna do sexto período do curso de Sistema de Informação, no último dia 18 de outubro de 2009.

Lamentamos o decorrido e oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.

Em virtude do ocorrido, DECRETAMOS LUTO, e comunicamos que hoje 19 de outubro de 2009 as aulas serão suspensas e voltando as atividades normais no dia 20 de outubro de 2009.

Diretoria da Faculdade Mater Christi

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Bibliotecário BMC publica artigo em consonância com a 1ª Semana Mundial do Acesso Aberto

O Bibliotecário Sale Mário Gaudêncio, Coordenador da BMC tem trabalho aprovado na Autopoiesis - Revista Eletrônica de Ciências Humanas e Sociais. Este artigo está em consonância com a 1ª Semana Mundial do Acesso Aberto que acontecerá de 19 a 23 de outubro de 2009.

O Artigo é intitulado: A FILOSOFIA ACESSO LIVRE NO CONTEXTO DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: O CASO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA MATER CHRISTI – RN.

O trabalho está disponível em: http://www.revistaautopoiesis.com/arquivo/2ed/Autopoiesis%20-%20Sale%20Mario.pdf e referência ao Ano 2, n.1 – ISSN 2175-3288.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Semana do Acesso Aberto tem participação das redes NECOBELAC, SciELO e BVS



Eventos em todas as regiões do mundo marcarão a realização da 1ª Semana do Acesso Aberto que acontecerá de 19 a 23 de outubro de 2009. O objetivo do evento é expandir a percepção e compreensão do Acesso Aberto (AA) para a pesquisa e a comunicação científica, com destaque para as políticas de acesso das organizações de fomento à pesquisa de todo o mundo. Os eventos estarão orientados ao público acadêmico e também para o público em geral. O intercâmbio de ideias e ações sobre o movimento de acesso aberto, bem como apresentação de resultados de pesquisas, políticas de acesso para todos os tipos de pesquisas financiadas com recursos públicos, serão discutidas nesta semana.

A Semana do Acesso Aberto é fruto do êxito do Dia de Acesso Aberto que em sua edição de 2008 teve a participação de 27 países.
Com o objetivo de fortalecer o expandir o alcance global do evento, os organizadores Scholarly Publishing & Academic Resources Coalition (SPARC), Public Library of Science (PLoS), e Students for FreeCulture, recebem em 2009 apoio de novas instituições como o Electronic Information for Libraries (eIFL.net), Open Access Scholarly Information Sourcebook (OASIS) e o Diretório de Acesso Aberto (OAD). Entre as organizações, sistemas e redes parceiras estão o Directory of Open Access Journals (DOAJ), o Public Knowledge Project (PKP), o Open Source Initiative (OSI) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO).
A programação da Semana do Acesso Aberto em geral destacará os recursos educacionais em Acesso Aberto e também programas open source. OASIS e OAD oferecerão recursos de acesso aberto com funcionalidades cooperativas entre as duas instituições como vídeos, briefing papers, podcasts, slideshows, pôsteres e outras ferramentas informativas que serão disponibilizadas na Web para promover a Semana do Acesso Aberto.

Participações da América Latina e Caribe

A rede Network of Collaboration Between Europe and Latin American and Caribbean Countries (NECOBELAC) está promovendo um dos eventos no âmbito da Semana do Acesso Aberto envolvendo a Europa, América Latina e Caribe e que contará com a participação das redes Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a SciELO, referências regionais e globais na comunicação científica em acesso aberto, especialmente em saúde pública.
Com o título “Acesso aberto à informação para a administração da saúde pública: Que oportunidades a rede NECOBELAC oferece?” o encontro que acontecerá em Roma, Itália, terá como foco a contribuição do Acesso Aberto para o desenvolvimento da Saúde Pública. Sua organização é liderada pelo Istituto Superiore di Sanità (ISS) e Istituto Italo Latino Americano (IILA) que terá na oportunidade o primeiro encontro de sua rede de colaboração.
Programado para o dia 19 de outubro, o evento reunirá (programação) duas sessões de conferências que serão também disseminadas online com vistas à participação das instituicões da América Latina e Caribe representada no evento por Carlos Agudelo, do Instituto de Salud Pública e coordenador da rede SciELO na Colômbia e Abel L. Packer, Diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) e coordenador operacional da rede SciELO. Packer será o coordenador da segunda sessão do encontro. Interessados em acompanhar a transmissão online do encontro podem obter mais informação com a área de Eventos da BIREME pelo e-mail: registration@bireme.org.

Redes BVS e SciELO em acesso aberto

A BVS como estratégia de cooperação técnica desenvolvida sob a coordenação da BIREME desde 1998, promove o acesso aberto universal e equitativo à informação científica em saúde. A BVS se desenvolve como marco de trabalho, plataforma, espaço comum e dinâmico de produtos, serviços e eventos de informação operados por meio de redes de mais de 2 mil instituições dos sistemas de pesquisa, educação e saúde. Esta rede produz, faz a intermediação e utiliza informação científica e técnica em saúde tendo a Web como o meio principal de armazenamento e comunicação de informação científica. Desta forma, fazem parte do conteúdo da BVS mais de 200 mil textos completos em acesso aberto, disponíveis nos idiomas espanhol, inglês e português. A BVS recebe mais de 1 milhão de visitas mensais.
Como uma das redes associadas à BVS, a rede SciELO de coleções de periódicos científicos em acesso aberto e texto completo foi lançada e operada no Brasil em 1997 sob a liderança da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da BIREME, e desde 2002, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A rede SciELO presente em 16 países, disponibiliza cerca de 600 periódicos atualmente. Somente a Coleção SciELO Brasil conta com 199 títulos. As coleções SciELO nacionais e temáticas nos diferentes países, são coordenadas e financiadas por instituições nacionais e internacionais relacionadas com o desenvolvimento e aplicação da pesquisa e comunicação científica. A rede SciELO com cerca de 7 milhões de artigos visitados por mês, representa uma das mais destacadas coleções de periódicos científicos publicadas em acesso aberto no mundo em desenvolvimento.

Escrito por: BIREME/OPAS/OMS
05.10.2009 08:49:53 h
Atualizado por: BIREME/OPAS/OMS
05.10.2009 16:17:44 h
Disponível em: http://www.bireme.br/php/index.php

Para informação adicional sobre a Semana do Acesso Aberto e para se registrar, visite http://www.openaccessweek.org/.

I Fórum de Biblioteconomia do RN



O Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza o primeiro fórum de biblioteconomia do RN, com objetivo de promover uma integração entre os profissionais da área, com palestras e cursos voltados para biblioteconomia e as tecnologias, destacando o novo papel do profissional da informação na sociedade em rede e a responsabilidade social da ciência da informação.

Data: 29, 30 e 31 de Outubro de 2009
Local: Auditório Onofre Lopes - Escola de Música da UFRN e CCSA/UFRN
Maiores informações: evbibrn@gmail.com
Fone: 3215-3517 3215-3515 99880775 8865-8216 99890409

Release - Divulgação do Blog BMC



Utilizando da linguagem visual, o Blog da Biblioteca Mater Christi (BMC) lança release para divulgar o mais novo espaço do Complexo Educacional Mater Christi.

Este espaço tem como finalidades básicas: Estreitar laços educacionais, ampliar os níveis de pesquisa e fortalecer a atuação da biblioteca como mediadora do saber.

Att.

Mário Gaudêncio
Coord. Biblioteca Mater Christi

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

BMC participa de Workshop

Nesta quinta-feira (01/10/2009) funcionários da BMC Mater Christi, participaram do I Workshop de Preservação e Conservação de Documentos ministrado pela Senhora Gláucia Gomes da RF&ID.

O Objetivo foi de fornecer subsídios aos profissionais de bibliotecas para a métodos eficazes de reparos e processos de utilização de filmes e fitas para recuperação de acervo, bem como pequenos restauros, acondicionamento e divulgação do livro “Coletânea sobre Preservação & conservação de Acervos em Bibliotecas Brasileira”.

Seu conteúdo programático levou em conta:

A agilidade no processo de Recuperação de Acervo danificado e redução dramática no tempo de retorno do acervo após sua saída para recuperação;

Desmistificação dos processos de recuperação e pequenos restauros;

Novos recursos que permitem multiplicar a vida útil do livro;

Custo x beneficio com exemplificação e cálculos;

Casos - exemplos práticos de usuários. O Novo Conceito de Preservação de Acervo e Desacidificação em massa, trocas de experiências e debate.

Mário Gaudêncio
Coordenador da Biblioteca Mater Christi